Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

CEITEC S.A

1) O que é a CEITEC S.A?

CEITEC S.A. é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs). A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para identificação animal, identificação veicular, identificação pessoal, identificação de entidades e identificação sensorial além de serviços relacionados ao setor. Seus produtos aplicam-se a soluções de identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras. Localizada em Porto Alegre, a CEITEC S.A. desempenha o papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.​​

2) Qual é a missão da CEITEC S.A?

A CEITEC S.A tem como missão de desenvolver soluções inovadoras em microeletrônica, com alto padrão de qualidade e sustentabilidade financeira, atendendo às necessidades estratégicas do Brasil e do mercado, contribuindo para o desenvolvimento nacional. A CEITEC almeja ser a empresa nacional de referência no mercado para soluções baseadas em semicondutores e microeletrônica.

3) De que forma a empresa atua?

A CEITEC S.A atua no mercado global de semicondutores, basicamente, de três formas: concepção, prototipagem e validação de CIs, fabricação de CIs e venda de CIs e de soluções de microeletrônica baseadas nesses circuitos.

4) Qual é o perfil dos colaboradores da CEITEC S.A?

O quadro de pessoal da CEITEC S.A. é formado por profissionais de diferentes áreas, altamente qualificados. Além de reunir alguns dos melhores profissionais da microeletrônica no Brasil, possui uma equipe administrativa capacitada e voltada a oferecer alto nível de serviços, buscando padrões de excelência compatíveis com a indústria eletrônica internacional, respeitando integralmente os princípios impostos pela Administração Pública Federal. A CEITEC chega ao final de 2017 com um total de 200 colaboradores.

Uma das características do time da CEITEC é justamente a alta escolaridade de seus empregados, o que indica o nível de especialização da empresa. De sua equipe, 4 colaboradores têm Pós-Doutorado; 10 têm Doutorado, 46 têm Mestrado, 51 têm Pós-Graduação ou MBA, 60 têm Ensino Superior Completo, 2 tem Ensino Superior Incompleto, 6 têm Ensino Médio Completo e 21 têm Ensino Técnico.

5) Qual é a estrutura física da empresa?

A CEITEC ocupa uma área de 14,7 mil m². Desse total, 9,6 mil m² são ocupados pela Fábrica. Nesse espaço, 2 mil m² são dedicados à Sala Limpa (classes ISO 5 e ISO 7), ambiente controlado que se caracteriza por um grau de limpeza comparável ao da mais avançada UTI de um hospital moderno. É o local onde os wafers são industrializados, testados, afinados e cortados e os chips, encapsulados. No restante do espaço da Fábrica estão localizadas as instalações de infraestrutura, como a planta de água ultrapura e os sistemas de eletricidade, ar-condicionado e gases especiais, entre outros. Os outros 5,1 mil m² são destinados ao Prédio Administrativo, que abriga todas as Diretorias, além do Laboratório de Desenvolvimento.

6) Qual é importância da CEITEC para o País?

A CEITEC vem suprir uma necessidade estratégica do Estado brasileiro, de desenvolver a indústria de semicondutores. É pioneira no Brasil e na América do Sul por unir, na mesma operação, um Design Center com capacidade para projetar os circuitos integrados e uma unidade fabril com capacidade de produção. Além da complexidade do próprio processo de fabricação de chips e da implantação física de seu parque industrial, a CEITEC teve que desbravar toda a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de uma cadeia internacional de suprimento e serviços necessários para sua operação. Esse pioneirismo tem seu tempo de aprendizagem e maturação. Exatamente essa maturidade técnica advinda de seu pioneirismo qualifica a CEITEC a se posicionar como um braço de provimento de soluções de cunho tecnológico para as quais chips sejam elementos habilitadores. 

7) Que resultados a CEITEC já trouxe para o Brasil?

​Além dos resultados mais facilmente percebidos, como o desenvolvimento de diversos produtos, faturamento crescente e pioneirismo no cenário nacional, podemos dizer também que a CEITEC de alguma forma incentivou o surgimento de novos elos industriais no Brasil. A empresa vem mostrando que existe a competência para desenvolvimento de projetos de chips customizados aos requisitos do mercado brasileiro e sua respectiva industrialização.  Como resultado adicional, temos a comprovação da competência para desenvolver soluções tecnicamente avançadas, como o e-Passaporte (chip e software do passaporte) que, neste caso, também exigiu um processo complexo internacional de certificação segurança, tanto do chip e software como de todo ciclo de desenvolvimento e da cadeia de produção. Portanto, são resultados que mostram robustez da CEITEC e seu potencial de crescimento. Outro aspecto importante é que este setor industrial é altamente especializado e intensivo em capital e, portanto, gerador de empregos altamente qualificados no País. Neste sentido, o Estado tem consciência do seu papel estratégico para induzir o adensamento e fortalecimento deste modelo negócio e usufruir de seu potencial de transformação.

8) Que tecnologia é utilizada para produção dos chips da CEITEC e onde são fabricados?

​Hoje, a CEITEC tem know how tecnológico que permite o projeto e a logística de produção de chips em várias dimensões, sendo a sua escolha associada ao balanço entre requisitos técnicos e custo. A CEITEC tem um parque fabril que hoje trabalha com a tecnologia de 600 nanômetros, compatível, por exemplo, como o chip CEITEC para identificação animal. Mas a empresa também pode desenvolver chips com outras tecnologias. Estamos habilitados a projetar e desenvolver chips praticamente com todas as tecnologias disponíveis no mercado global. Chips de menores dimensões não são produzidos na CEITEC, sendo que a produção fica a cargo de empresas parceiras, entretanto sua concepção e etapas finais de produção (teste, afinamento, inicialização, verificação de qualidade e corte) podem ser realizadas pela CEITEC.