Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

CEITEC S.A

1) O que é a CEITEC S.A?

​CEITEC S.A. é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs). A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras. Localizada em Porto Alegre, a CEITEC S.A. desempenha o papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.​​

2) Qual é a missão da CEITEC S.A?

A CEITEC S.A tem como missão de desenvolver soluções inovadoras em microeletrônica, com alto padrão de qualidade e sustentabilidade financeira, atendendo às necessidades estratégicas do Brasil e do mercado, contribuindo para o desenvolvimento nacional. A empresa almeja ser a líder da cadeia produtiva do setor no Brasil e referência na geração de soluções inovadoras em microeletrônica em economias emergentes, contribuindo para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país.

3) De que forma a empresa atua?

Por meio das Divisões de Desenvolvimento de Produtos & Negócios, Design, Fábrica e Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, a CEITEC S.A atua no mercado global de semicondutores, basicamente, de três formas: concepção, prototipagem e validação de CIs, fabricação de CIs e venda de CIs e de soluções de microeletrônica baseadas nesses circuitos.

4) Qual é o perfil dos colaboradores da CEITEC S.A?

A CEITEC S.A. reúne alguns dos melhores profissionais da microeletrônica no Brasil, tendo atraído brasileiros e estrangeiros que estavam no Exterior, além de jovens engenheiros formados por grandes universidades do País. Além disso, conta com equipe administrativa capacitada e voltada a oferecer alto nível de serviços, buscando padrões de excelência compatíveis com a indústria eletrônica internacional.

A CEITEC S.A. tem uma equipe disposta a contribuir para o desenvolvimento da empresa e seus produtos. Conta hoje com cerca de 230 colaboradores. É uma equipe de alta qualificação: 77 colaboradores têm curso superior completo, sendo que outros 34 possuem Pós-graduação ou MBA, 63 têm Mestrado, 14 contam com diploma de Doutorado e outros quatro de Pós-Doutorado.​

5) Qual é a estrutura física da empresa?

A CEITEC S.A ocupa uma área de 14,7 mil metros quadrados, sendo que boa parte desse espaço, 9,6 mil metros quadrados, é ocupado pelo prédio 1, a Fábrica. Nessa área, 1,3 mil metros quadrados são dedicados à Sala Limpa, o “coração” da Fábrica. É ali, em um ambiente controlado que se caracteriza por um grau de limpeza superior ao do mais avançado bloco cirúrgico de um hospital moderno, que os chips são produzidos. No restante do espaço da Fábrica estão localizadas as instalações de infraestrutura, como a planta de água ultrapura e os sistemas de eletricidade, ar condicionado e gases especiais, entre outros.

O prédio 2, com seus 5,1 mil metros quadrados, abriga o Design Center, o Laboratório de Desenvolvimento e o setor Administrativo-Financeiro (que inclui salas de treinamento e um auditório para 120 pessoas).

6) Quais são os produtos desenvolvidos e em desenvolvimento pela CEITEC S.A?

Os principais produtos desenvolvidos ou em desenvolvimento pela CEITEC S.A são os seguintes:

RFID 134 KHz – LF (baixa frequência)

CTC 11002 (Chip do Boi)

Trata-se de um chip RFID LF que atende às normas NBR 15006 e 14766 (ISO 11784/85) e é direcionado principalmente ao mercado de identificação animal. Totalmente projetado pela CEITEC S.A., esse chip também pode ser utilizado na identificação de cilindros de gás, de pneus e de embalagens, entre outras aplicações.

​RFID 915Mhz – UHF (ultra alta frequência)

CTC 13001 (EPC Gen 2)

Chip RFID UHF conforme EPC Gen 2 que pode ser usado durante o processo produtivo para rastreamento de itens, assim como para controle de estoque e de pós-fabricação. Também pode ser usado para identificação e rastreamento de bagagens aéreas, veículos, produtos no varejo (supermercados), cargas logísticas e na área de saúde (medicamentos, controle de pacientes, etc).

CTC13001 T

Chip RFID UHF que está em conformidade com as especificações do mais importante padrão para identificação eletrônica - EPCGlobal Class 1 Gen2. Baseados nesse padrão, os projetos de RFID, que abrangem desde pequenos itens individuais até pallets, podem ser utilizados para controle de estoque, acompanhamento de um único item, logística, integridade do produto, segurança e precisão dos dados, entre outras aplicações. O CTC13001 T apresenta uma funcionalidade a mais de segurança: um sinal de entrada que pode ser utilizado na detecção de violação (Tamper Detection) do inlay.

CTC 13100 (Siniav)

Chip RFID UHF (ultra alta frequência) para identificação de veículos (automóveis). O chip atende ao protocolo Denatran G0 (geração 0) do programa Siniav e às normas de segurança e criptografia internacionais.​​​​​